Apenas para uma simples ilustração, e para já ter alguma coisa para testar o layout do Anki que eu montei, criei um cartão bem simples, com uma palavra que é muito fácil, e até engraçada de ensinar alguém: Koppu (コップ), que é simplesmente copo em japonês. Por se tratar de um objeto concreto, cuja assimilação da palavra em japonês com uma figura é direta, eu optei em não usar uma tradução no cartão. Outra hora eu posto alguma coisa dando a minha opinião sobre traduzir coisas ao estudar um outro idioma.
Para criar o cartão, eu abri o baralho que eu havia criado, chamado Nihongo, e cliquei em Adicionar.
Na janela de criação de cartões, no campo Frase, adicionei uma imagem 400x400 de um copo simples, como aparece na imagem abaixo:
No campo Significado, coloquei como se escreve a palavra em japonês. Devemos lembrar que por se tratar de uma palavra com raiz estrangeira, se escreve com katakana.
Para escrever com o teclado em japonês, depois de instalar ele no seu computador, para o Windows, apertamos alt + shift para mudar o idioma do teclado. Depois de mudar para o japonês, devemos verificar se o teclado está habilitado para usar o romaji, que é o alfabeto romano, como o que nós usamos normalmente, ou os kana. Se na sua barra de tarefas tiver um "A", basta clicar em cima dele para que ele altere para "あ", o que indica que ele está habilitado para o uso de kana.
Com o teclado configurado, basta escrever "koppu" e apertar a barra de espaços, para que o sistema selecione a forma mais conveniente de escrever a palavra em japonês.
Por fim, para poder ouvir como se pronuncia a palavra, eu adicionei um áudio do site forvo.
Basta criar uma conta para conseguir baixar o áudio. No próximo post eu explico como usar o forvo.
Para adicionar um áudio no cartão, clicamos no "clip" no topo da janela.
Selecionamos então o áudio baixado do forvo.
Com o cartão criado, quando você for revisar, ele deve aparecer assim:
Espero que este primeiro cartão seja de alguma ajuda e que motive um pouco a quem queira aprender alguma coisa de japonês!!
Até mais!
Nenhum comentário:
Postar um comentário